quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A tecnologia na construção do conhecimento

Em português, a palavra informática é formada pela junção das palavras informação + automática. Pode dizer-se que informática é a ciência que estuda o processamento automático da informação por meio do computador.
A cada dia que passa a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida dos usuários. Esta ferramenta os auxilia mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo.
O computador apresenta recursos importantes para auxiliar o processo da criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento. Isso implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento provocando um redimensionamento dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas ideias e valores.
Nesse caso, o computador requer certas ações que são bastantes efetivas no processo de construção do conhecimento.
Quando o usuário interage com o computador passando informação para a máquina se estabelece um ciclo - descrição -execução-reflexão-depuração-descrição - que é o propulsor do processo de construção do conhecimento.
Vivemos em um mundo tecnológico. A informática tem se apresentado não apenas como uma ferramenta de auxílio no desenvolvimento de tarefas, mas sim como uma nova tecnologia que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário